sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Rei das Copas, Brasil só pode ter seis duelos inéditos na fase de grupos


Rei das Copas, Brasil só pode ter seis duelos inéditos na fase de grupos

Dentre as outras 31 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2014, Seleção só não encarou oito, mas duas não podem cair no grupo verde e amarelo

 Único país a participar de todas as Copas do Mundo até aqui, o Brasil saberá nesta sexta-feira, no Sorteio Final do Mundial de 2014, na Costa do Sauípe, na Bahia, quem serão seus três adversários na primeira fase da competição. Só há seis possibilidades de o time de Luiz Felipe Scolari ter confrontos inéditos no Grupo A.

Dentre as outras 31 seleções classificadas para a Copa, oito jamais enfrentaram os pentacampeões em mundiais. São elas: Colômbia, Equador, Bósnia, Grécia, Irã, Coreia do Sul, Nigéria e Honduras. Como a primeira, além de ser sul-americana, é cabeça de chave, e a segunda pertence ao mesmo continente, restam seis.
Felipão Scolari e Klinsmann Costa do Sauipe (Foto: Reuters)Felipão conversa com o alemão Klinsmann, técnico dos Estados Unidos, na véspera do sorteio (Foto: Reuters)

Por outro lado, dependendo do chaveamento provocado pelo sorteio ou pelo rendimento das equipes na fase de grupos, Colômbia e Equador podem aparecer no caminho verde e amarelo na sequência da competição. Adversários tradicionais da Seleção na América do Sul, os dois países jamais cruzaram com o Brasil na Copa.
Na história do Mundial, aliás, o Brasil, dono de cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), tem um retrospecto muito favorável contra os outros 23 concorrentes.
Somando todos os duelos em Copas contra essas 23 seleções (Argentina, Chile, Uruguai, Inglaterra, Holanda, Itália, Alemanha, Suíça, Espanha, Rússia, Bélgica, França, Portugal, Croácia, Estados Unidos, Costa Rica, México, Austrália, Japão, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Argélia), o Brasil tem 70% de aproveitamento.
São 52 partidas, com 34 vitórias, oito empates (com uma derrota nos pênaltis para a França, em 1986) e dez derrotas. Os franceses, aliás, são os principais carrascos da seleção brasileira na história do Mundial. Em quatro encontros, uma vitória do Brasil e três eliminações (quartas de 1986 e 2006 e final de 1998).
Há apenas duas outras seleções que o Brasil jamais venceu em Copas do Mundo: Suíça e Portugal. Contra os suíços, apenas um encontro, um empate. E diante dos portuguesas, dois duelos: uma derrota e um empate. Todos os outros times que a Seleção pode ter pela frente já foram derrotados pelos pentacampeões.
O Sorteio Final da Copa do Mundo Fifa será nesta sexta-feira, às 14h (de Brasília), na Costa do Sauípe, na Bahia. O GloboEsporte.com inicia o Tempo Real às 11h e depois transmite ao vivo a partir das 13h.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário